A FAMÍLIA

"É preciso fazer realmente todo o esforço possível, para que a família seja reconhecida como sociedade primordial e, em certo sentido, soberana. A sua soberania é indispensável para o bem da sociedade. Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história. A família está no centro de todos estes problemas e tarefas: relegá-la para um papel subalterno e secundário, excluindo-a da posição que lhe compete na sociedade, significa causar um grave dano ao autêntico crescimento do corpo social inteiro". (João Paulo II em “Carta às Famílias” / 2 de fevereiro de 1994)

18 agosto 2012

As travessuras de "El Niño"

PRENÚNCIO DE PRIMAVERA
Fiz esta foto três ou quatro dias atrás, enquanto exercitava minha caminhada habitual pelo Gasômetro. Ela poderia ter sido tirada em qualquer outro ponto da Cidade, pois aonde quer que se vá, vemos as árvores – particularmente os ipês –totalmente floridas. Nas ruas, nos parques e praças, nos jardins, em todo lugar a predominância destas cores é absoluta. Dentro de poucos dias, novas surgirão, como o amarelo, o vermelho, o violeta e sua infinidade de matizes.
É a primavera que chega de novo, trazendo alegria para os nossos olhos já cansados dos tons acinzentados que caracterizam o inverno. Nosso inverno que a cada ano se apresenta mais curto – graças a Deus! – e que, na verdade, não tem sido mais tão frio como aqueles invernos de “antigamente”.
O que nos preocupa um pouco, talvez, é que as estações já não se contentam em apenas se sobreporem umas às outras (como já vem acontecendo no decorrer dos anos mais recentes), mas tornam-se cada vez mais indefinidas. Seus períodos, pelos quais organizávamos os nossos calendários e as nossas vidas, ano a ano se confundem mais. Elas se antecipam e se mesclam, fazendo com que até as árvores floresçam antes do previsto e nos surpreendam com visuais inusitados bem antes do que estávamos esperando.
Isto é bom? É ruim? Quem sabe?!... A “culpa”, dizem os especialistas, é do fenômeno “El Niño”, que aquece as águas oceânicas e altera o clima em vastas regiões do Planeta. Como eu não entendo nada de fenômenos meteorológicos, prefiro aproveitar o ensejo para fotografar os ipês floridos e colocar as fotos aqui no blog.
Que “El Niño” continue cumprindo com a sua tarefa. Afinal, ela deve ter alguma finalidade nobre. É o que esperamos, como pelo menos a de nos trazer de volta, o quanto mais cedo for possível, a euforia inocente e quase infantil que a Primavera sempre nos proporciona.
Vando
***
P. S. – Publiquei este texto hoje em “RETRATOS DO MEU JARDIM”. Depois daqui, passem por lá. Sempre tem fotos novas.   

Nenhum comentário: